Como em outras tirinhas convencionais, as histórias de Os Cidadãos se apresentam em uma única faixa horizontal. A quantidade de quadrinhos varia de acordo com o ritmo e a quantidade de diálogos e ações.
Um dos objetivos do estilo usado é ser fácil e rápido, já que em certos casos a piada possui um “timing”; ou seja, a história precisa estar pronta antes que o assunto do qual trata caia no esquecimento. Por isso, os personagens possuem um traço mais simples. Mas as maiores simplificações ocorrem nos cenários: Praticamente não existem paisagens de fundo e apenas os elementos e objetos realmente necessários são desenhados.
Todas as tirinhas contam com uma frase no canto superior esquerdo da história, que funciona como um título. A frase é sempre escrita com letra cursiva e serve como uma espécie de introdução à história. Às vezes, a mesma história pode receber “títulos” diferentes em ocasiões distintas, dependendo do contexto geral da tira: Pode ser que o objetivo daquela piada mude de acordo com o momento da publicação, e este objetivo precisa estar de certa forma expresso na frase-título. Além disso, a tirinha pode ser publicada de forma isolada ou dentro de uma sequência de tiras que busca um tema comum ou uma conexão entre elas. Nestas situações distintas, é bem capaz que as frases iniciais das histórias sofram alterações, para que se enquadrem em seus respectivos contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário