Ø 1 - Qual o objetivo da obra? Basicamente, colocar as pessoas para refletir e discutir sobre os problemas que as rodeiam. A sátira costuma ser um mecanismo eficiente para alertar e fazer pensar, e quando usada de uma forma que não ultrapasse os limites do respeito, pode gerar discussões muito válidas. Inclusive, quanto mais comentários recebermos sobre cada assunto, melhor.
Ø 2 - Por que todos são iguais fisicamente? Porque a ideia dá série é mostrar situações do cotidiano que, teoricamente, podem ser vividas por qualquer pessoa. Eu quero que cada leitor, ao ler as tirinhas, veja um parente, amigo ou alguém que tenha aparecido na TV, por exemplo. As personagens chamadas aqui de "cidadãos" são pessoas genéricas, que o leitor pode acabar substituindo por quem ele achar melhor.
Ø 3 - Por que todos os homens são carecas e todas as mulheres têm o mesmo penteado? Esta resposta é uma continuação da resposta anterior: Todos são iguais porque não são personagens de fato, mas representações de qualquer pessoa que o leitor imagine. Como "moldes genéricos", todos são iguais entre si. Mas há outra resposta: Esta é a maneira mais rápida de se desenhar as personagens, já que no início eu tinha a meta de entregar uma tirinha por semana.
Ø 4 - Por que as tirinhas são em preto e branco? Até o momento, elas estão sendo feitas em preto e branco por uma questão de praticidade, para que se pudesse cumprir a antiga meta de uma tirinha por semana. Mas uma outra razão é porque assim cada leitor vai poder enxergar as personagens da maneira que melhor lhe convém. Sem cores, não tenho a obrigação de determinar quem é branco, quem é negro, quem é oriental e assim por diante. Inclusive, se "Os Cidadãos" ganhar material colorido, não haverá nenhuma regra para a aplicação de cores de roupas e tons de pele (Se for necessário, posso até repetir a mesma tirinha com cores diferentes).
Ø 5 - Temas mais polêmicos serão abordados? Uma das metas de "Os Cidadãos" é fazer os leitores refletirem sobre diversos assuntos, apresentando problemas em nosso cotidiano. É claro que algumas situações são mais polêmicas que outras, e isso é bom; para que possam haver discussões. Porém, eu sempre tento lidar com os assuntos com o maior tato e respeito possíveis. Pode ser que nem sempre eu consiga, e vocês podem me avisar quando isso ocorrer. Por isso, pelo menos por enquanto, estou evitando determinados temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário